Curso Gamificação na Aprendizagem

Curso Gamificação na Aprendizagem
  • O que há de tão envolvente nos jogos?
  • Como eles equilibram desafios e habilidades de modo a não frustrar e não entediar quem joga? 
  • Como podemos implementar experiências dos jogos na educação?

Em um contexto educacional que pouco foca em desenvolver a autonomia das alunas e dos alunos, se você perguntar a uma criança ou adolescente “por que você foi mal na prova e o que pode fazer para melhorar?” dificilmente ouvirá uma resposta complexa, baseada em evidências e metacognição. Muito menos encontrará objetivos e estratégias de melhoria traçados. Mas pergunte à mesma criança “por que você perdeu no jogo e o que pode fazer para ganhar?” que ela te dirá onde errou, quantas vezes tentou e o que faltou para que conseguisse. Se conversar um pouco mais, ela ainda listará quais itens que precisa adquirir, que poderes e habilidades precisa desenvolver e quais caminhos ou estratégias novas vai tentar em seguida. O que há de tão envolvente nos jogos? Como eles equilibram desafios e habilidades de modo a não frustrar e não entediar quem joga?

Segundo Karl Kapp , o jogo é um sistema no qual o jogadores se engajam em um desafio abstrato, definido por regras, interatividade e feedback que gera um resultado mensurável frequentemente promovendo uma reação emocional (Kapp, 2018). Gamificação é a utilização da mecânica, estética e pensamento baseados em jogos para engajar pessoas, motivar a ação, promover a aprendizagem e resolver problemas (Kapp, 2018). Gamificar a aprendizagem é diferente de usar jogos para ensinar e aprender. Gamificar é trazer elementos e experiências dos jogos para promover engajamento, metacognição e desenvolver autonomia na vida real.

Gamificar com qualidade vai muito além de sistemas de pontos, níveis e conquistas. Nessa nova parceria da SeJunta com a Hifa Educação, apresentamos o curso Gamificação na Aprendizagem, no qual apresentaremos recursos e estratégias para gamificar suas aulas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*